Thiago Alves, que enfrentou Federer na maior quadra do mundo, marca presença com pupilo no Bahia Junios Cup

Thiago Alves, que enfrentou Federer na maior quadra do mundo, marca presença com pupilo no Bahia Junios Cup

Depois de seis anos, um dos melhores tenistas da história do país está de volta à Bahia, em Salvador. Agora como técnico, Thiago Alves, que foi 88 do mundo, segue seu pupilo Mateus Alves que é o quinto favorito e busca o título do masculino na categoria principal mundial da 32ª edição do Bahia Juniors Cup no Clube Bahiano de Tênis, maior torneio de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre, terceiro maior do Brasil na temporada com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.

Alves fez história em solo baiano. Em 2007, na Costa do Sauípe, no Brasil Open, derrotou Carlos Moya, então 36º do mundo e que tem no currículo um título de Grand Slam, em Roland Garros em 1998 e ocupou o posto de número 1 do mundo. Foi também o mentor de Rafael Nadal. Em 2010 foi vice-campeão do Aberto da Bahia, em Salvador, perdendo a final para Ricardo Mello.

“Joguei alguns torneios aqui na Bahia, minha vitória mais expressiva foi aqui, no Brasil Open contra o Carlos Moya, lembro do Aberto da Bahia tive chance na final contra o Ricardo Mello, gosto muito de jogar na Bahia, condições, nível do mar, calor, algo que sempre gostei”, afirma Alves que além da vitória em solo baiano contra Moya teve como um grande principal momento ter enfrentado Roger Federer, o maior campeão do tênis, na maior quadra do mundo, o Arthur Ashe Stadium, no US Open, em Nova York, em 2008. Apesar da derrota, Alves lembra com carinho deste momento: “Pra mim foi meu maior jogo, jogando muito bem, jogando pra caramba, passando o quali sem perder set, primeira rodada salvando jogo de dois sets abaixo,foi momento muito grande por ter entrado numa quadra daquela e jogado bem. Quando voce joga mal você aquer sair logo de quadra, mas não foi o caso, desfrutei muito. Esses momentos sempre ficam na mente, pra sempre”, afirma o ex-tenista que defendeu o Brasil pela Copa Davis.

Alves deixou o tênis em 2013, trabalhou por um ano na marmoraria dos pais, mas não aguentou ficar longe do esporte iniciando trabalho com sua equipe em São José do Rio Preto onde acompanha o jovem de 15 anos, Mateus Alves, entre os 350 do ranking e que vai brigar pelo título da 32ª edição do Bahia Juniors Cup, e destaca o diferencial do jogador: “Decidi voltar pro tênis porque não aguentei ficar fora. Trabalhei um ano na marmoraria dos meus pais, fiz de tudo lá e vi que ser empresário era igual a jogar tênis, tudo o que você faz é preciso foco. O jogador é a empresa, foco, organização, metas, molecada trabalha com metas. Agora que estou viajando e trabalhando como técnico o que vejo é muito menino perdido, falta de profissionalismo dentro e fora de quadra é gigantesco. É diferente da minha época e do Bruno não tínhamos acesso a informação que se tem hoje, meu primeiro email mandei com 18 anos, hoje eles tem acesso a tudo, é muito turista, é estranho o negócio. Mateus é muoto diferente, fora da curva pra idade dele. Tem uma força descomunal, 1,90m, cabeça muito boa, não gasta energia fora da quadra, garoto tranquilo, na dele, sem brincadeirinha, essas coisas fazem a diferença. É o que falo pra ele. Bater direita e esquerda no alto nível todos sabem fazer, o que muda é o foco e determinação de cada um. O cara estar lutando o tempo todo, mantendo a rotina pois você joga o tempo todo, cada semana dois ou três jogos, tempo todo sendo testado, tendo chance.”

Para o técnico, seu pupilo tem condições de chegar ao top 10 juvenil e ser um bom profissional: “Ele ainda joga os primeiros torneios de 18 anos, ano que vem quem sabe, talvez chegue, mas em minhas perspectivas ele pode ser top 10 juvenil e ter uma boa carreira profissional”. Para tal será importante continuar iniciativas de empresários locais que se uniram numa espécie de “vaquinha” para ajudar nos custeios de passagens do atleta: “É um grupo de empresários que conseguimos unir na nossa cidade que ajudam a carreira dele, não tem um patrocínio fixo, que foi muito importante pro Mateus esse ano que também teve apoio em alguns torneios da CBT e que agradeço muito. Ele vem conquistando bons resultados, está em destaque e espero que siga tendo esse apoio”.

São 230 tenistas disputando as categorias 18 anos com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

O Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos co Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.

Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional,  Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.

Mais informações, programações, chaves e fotos no site do torneio http://www.bahiajuniorscup.com.br . Mais Fotos em alta resolução solicitar por email ou pelos contatos abaixo.

Serviço:

Onde: Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525 – Graça – Salvador (BA)

Entrada Gratuita

Chave Principal: 17 até 22 de Outubro a partir das 8h30

Finais previstas para 9h ou 10h no Sábado

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb- Superintensd e da Construtora Moura Dubeux. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Cosat.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *